Quanto ganha um advogado?

Muitas são as dúvidas de quem está inclinado a escolher a carreira de advogado, cursando uma faculdade de Direito, que é uma das mais tradicionais no Brasil. Quanto ganha um advogado?

Entre as hesitações, o valor dos honorários mensais que recebe um advogado podem ser um dos maiores impasses, já que o mercado não é tão claro e existe uma variação muito grande dependendo da especialização e área de atuação.

Se você quer saber quanto ganha um advogado, acompanhe o texto e saiba mais sobre essa carreira, na prática!

Cursos de formação

Os cursos de formação para um advogado, a faculdade de Direito, são os mais antigos no Brasil. A primeira faculdade de direito foi instalada ainda por Dom Pedro I, no Brasil Império. Saber um pouco da história do direito no Brasil pode ser importante para quem deseja saber quanto ganha um advogado.

Esse fator influenciou muito nos cursos que temos até os dias de hoje, já que as grades curriculares e o conteúdo foram todos herdados do direito português. Portanto, o Brasil ainda possui legislação e exercício do direito pautado em muitos fundamentos do direito europeu, sobretudo do direito romano.

Mas uma grande questão para quem deseja cursar uma boa faculdade de direito é escolher um curso renomado. Isso porque existe uma infinidade de cursos. Ao lado dos cursos de Administração de Empresas, o Direito é um dos cursos mais presentes em Universidades de todo o país.

Cursar Direito exige muito esforço e dedicação, pensando que a duração do curso é de cinco anos, no mínimo, sem contar os estágios e disciplinas extra curriculares.

Mas uma boa formação compensa bastante no exercício da profissão. Mesmo existindo muitas faculdades e, consequentemente muitas pessoas formadas em direito no Brasil, o mercado é bastante seletivo, incluindo o Exame da Ordem, um dos mais difíceis entre os exames de categorias.

Exame da OAB     

Ao contrário do que ocorre com a maioria das profissões, concluir o curso não implica em estar apto para o exercício da advocacia. O barachel em direito pode apenas exercer profissões de concursos público ou na iniciativa privada que não exijam a representação de clientes diante da justiça.

Para atuar como advogado, é preciso passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil, requisito fundamental que seleciona quem realmente absorveu os conteúdos e sabe bastante de todas as áreas do direito antes de advogar.

O índice de reprovação nos exames da Ordem, no entanto, costumam ser muito grandes e, apesar de polêmico, advogados de todo o país alegam que o alto grau de exigência é fundamental para garantir uma boa atuação dos advogados que se tornam aptos após aprovados no exame.

Existem muitos cursinhos voltados exclusivamente para as provas da Ordem e muitos alunos costumam estudar por anos até serem aprovados e poderem exercer a profissão.

Mas isso está longe de ser regra. Existem também muitos formados em Direito que são aprovados no exame da OAB logo na primeira tentativa, muitas vezes sem cursinho ou estudos fora da faculdade.

Veja mais sobre a carreira e o quanto ganha um advogado!

Quanto ganha um advogado?

As informações sobre os valores que pode ganhar um advogado dependem muito da área de atuação. Vejamos a média salarial do quanto ganha um advogado que trabalha em empresas, lembrando que essa é apenas uma das formas de exercício da profissão.

Um advogado de uma grande empresa pode ingressar como treiner e receber a média de salário inicial de cerca de quatro mil reais, segundo dados mais recentes. Esse salário vai subindo conforme o advogado vai galgando sua carreira internamente, chegando a 5 mil para um cargo júnior, 6.500 para um cargo pleno, 8 mil para sênior e até 12 mil reais para um advogado máster.

Em empresas menores, o salário é um pouco diferente. Em uma empresa de médio porte o advogado ingressa ganhando cerca de 3000 reais e seus rendimentos podem chegar a até 7.900, dependendo do quanto conseguir evoluir no quadro de funcionários.

E quem deseja saber mais sobre quanto ganha um advogado, em uma empresa de porte pequeno o salário inicial costuma girar em torno de 2.500 reais e chegar até 6100 reais para os cargos mais elevados.

Mesmo em empresas menores, portanto, podemos ver que o salário de um advogado é maior do que o da maioria das outras profissões, por isso vale muito a pena fazer uma faculdade de direito e ingressar na iniciativa privada.

Salário de advogados por especialidades

Também existem médias de salários por contratação nas diferentes especialidades, que podem variar bastante de acordo com a empresa. É preciso lembrar que esses dados só são válidos quando pensamos em advogados que trabalham como funcionários, seja de escritórios ou empresas.

Para o caso de advogados autônomos, os honorários podem variar ainda mais.

Veja quanto ganha um advogado em média de acordo com a especialidade na iniciativa privada:

  • Advogado generalista

Um advogado generalista é o que atua nas mais diversas áreas, ou seja, não possui especialização em alguma área específica do direito. A média de salário para um advogado generalista é de 3.400 reais.

  • Advogado especializado em direito civil

O advogado especializado em direito civil está atuando em uma das maiores áreas do direito, que pode inclusive possuir subdivisões. O advogado contratado para essa área de atendimento costuma ganhar uma média de 3800 reais iniciais.

  • Advogado trabalhista

O advogado trabalhista é um dos mais contratados e buscados por empresas de todo o Brasil, já que ele consegue evitar que a empresa sofra processos judiciais por ações movidas pelos trabalhadores em razão de desacordos legais.

Assim, um advogado trabalhista contratado por uma empresa média pode receber uma média de 5000 reais inicialmente.

  • Advogado penal

O advogado penal é o popularmente chamado criminal. Ele é especializado em crimes e contravenções e pode receber até 5200 reais iniciais ao mês quando contratado por uma empresa.

No entanto, a maioria dos advogados penais atuam de forma autônoma, já que essa é uma das áreas mais disputadas e também melhor paga de todo o direito, já que os clientes não possuem muitas alternativas quando são acusados de um crime ou contravenção.

  • Advogado especialista em direito público

O advogado especialista em direito público costuma trabalhar, na maior parte das vezes, como concursado em órgãos públicos. Os salários iniciais para esse tipo de função giram em torno de 6000 reais e as carreiras são muito atrativas.

Uma das vantagens de trabalhar no serviço público é a estabilidade e a possibilidade de construir carreira.

Honorários de advogados autônomos

Para saber mais detalhes sobre quanto ganha um advogado, quando pensamos em honorários de advogados autônomos, é importante ter em mente que existe uma tabela de valores mínimos estabelecida pela OAB.

O ideal é que os advogados cumpram os valores mínimos da tabela da OAB para que o exercício da profissão não se torne desleal com colegas de profissão, por isso a maioria dos advogados cobra ao menos o mínimo estabelecido pela Ordem.

Essa tabela determina os valores de honorários de acordo com o processo ou serviço prestado. Por exemplo, existem honorários mínimos para mandatos de segurança, ações de pedido de pensão alimentícia e assim por diante.

Calcular o total de honorários mensais de um advogado é bastante difícil porque os valores variam muito de acordo com o mês de trabalho. Assim como em outras profissões, existem meses e épocas do ano mais rentáveis do que outras.

Além desses fatores, existe ainda a variação conforme o porte do escritório. Escritórios muito renomados podem cobrar honorários bem maiores de seus clientes, além da variação diante da complexidade do caso.

Existem advogados muito reconhecidos na área em que atuam e que costumam receber verdadeiras fortunas em honorários por atuação. Portanto, é importante ter em mente que, conforme o advogado se torna conhecido e obtém bons resultados, o valor que recebe mensalmente tende a subir.

Contratos de honorários

Quem está conferindo quanto ganha um advogado não pode deixar de saber que os valores de honorários são estabelecidos com o cliente através de contratos entre as partes com valor legal e possibilidade de execução em caso de não pagamento.

Isso porque muitas vezes é impossível receber os honorários antes de concluído o serviço prestado. Uma liminar, por exemplo, pode ser concedida ou negada em 48 horas e, provavelmente, o contratante irá pagar os honorários por um tempo mais longo.

Dessa forma, é preciso que no contrato estejam estabelecidas cláusulas como valor, possibilidade de desistência entre outros que podem ocorrer em serviços prestados dessa natureza.

Os advogados que trabalham em empresas recebem as vantagens de contratação pela CLT, como férias anuais, décimo terceiro e outras, portanto, o advogado que recebe por honorários em escritórios autônomos precisa calcular todos esses dados para que não trabalhe recebendo muito menos do que a média salarial da categoria.

E agora que você já sabe mais sobre a carreira de advogado e os honorários, pode ter uma ideia melhor de quanto ganha um advogado. Não deixe de buscar sempre por bons profissionais especializados na área de atuação que deseja ser representado!

Scroll to Top