Assistir filmes jurídicos é uma forma deliciosa de aumentar as suas habilidades como advogado. Já sabemos que a vida imita a arte e nesse sentido os grandes filmes, mesmo que muito Hollywoodianos, tem muito a nos ensinar.
Se você escolheu Direito como sua profissão, então o enredo com toda a certeza irá te divertir muito. O mais incrível é que você passa a ter outra visão da trama quando já tem conhecimento dos conceitos jurídicos.
Neste artigo trazemos 7 filmes (e mais um bônus) para você se deliciar em seu tempo livre. Você pode até mesmo tomar nota de algumas sacadas e forma com que os personagens se portam perante os julgamentos. Vamos lá?
Índice
Filme jurídico: Questão de Honra
Este filme jurídico fala sobre uma suspeita sobre os militares de Guantánamo, onde começam a desconfiar de que a base militar pode estar dando punições aos soldados caso eles não sigam o comportamento esperado.
O estopim foi após a morte de um dos soldados da base e começa a preocupar, então o caso é levado para os tribunais. Tudo é conduzido por um jovem advogado, o qual é interpretado pelo famoso Tom Cruise.
Apesar de jovem, o advogado não quer saber de acordos e busca a verdade a todo custo. Porém, como você pode imaginar, isso se desenrolará em muitos obstáculos e enfrentamentos com “gente grande”.
As Duas Faces de Um Crime
Este filme é realmente incrível e traz muitas reviravoltas. O advogado também é interpretado por um ator de peso: Richard Gere, que coube muito bem ao papel.
A história do filme jurídico se passa em Chicago, quando um arcebispo é assassinado a facadas. O crime por si só já é muito chocante, mas tudo piora quando o principal suspeito é um menino de 19 anos, interpretado por Edward Norton.
É aí que entra Richard Gere como advogado do menino acusado. Propõe-se a tomar conta do caso e faz de tudo para vencer. Há vários momentos no tribunal, junção de provas e, claro, um final surpreendente.
O Júri
Este filme tem um viés um pouco diferente, ele toca nos lados obscuros dos tribunais, incluindo manipulação, influência e corrupção dos envolvidos com a lei.
Tudo começa quando uma viúva decide processar a empresa de armas Fix Board Fire Arms, alegando que a companhia tinha sido a responsável pela morte de seu marido. Obviamente, pedia uma grande indenização.
O advogado do filmes jurídicos é nada mais, nada menos, que Dustin Hoffman, o qual terá que lidar com Rankin, um grande manipulador de seleção de jurados.
Mas o enredo não para por aí, há pessoas do próprio júri que também tentam manipular todos os envolvidos. É realmente uma rede de intrigas e manipulações, trazendo à tona um lado dos julgamentos.
Tempo de Matar
Tempo de matar é, sem dúvida alguma, um filmes jurídicos emocionante a que todos deveriam assistir, sendo advogados ou não. A obra foi lançada em 1996 e trouxe um tema que é pesado e dolorido até hoje.
A narrativa traz o assassinato de uma menina de 10 anos, cujo motivo da morte foi estupro. O pai da garota, inconformado com a situação faz “justiça com as próprias mãos” e acaba sendo preso.
Em sua defesa há o advogado Jake Tyler Brigance, interpretado por Matthew McConaughey (que, inclusive, dá um show de interpretação). O filme aborda questões delicadas como abuso sexual infantil e racismo.
É realmente um ótimo filme para os estudantes de direito, ideal para aprender a ser justo e apelativo nas questões sentimentais.
Filme jurídico: Erin Brockovich
Erin Brockovich é a personagem que dá nome ao filme, interpretada divinamente por Julia Roberts. Na trama, Erin é mãe de 3 filhos e trabalha em um escritório de advocacia bem pequeno de sua cidade.
A personagem descobre que a água da região, que é desértica, está sendo contaminada e que isso está provocando doenças entre os moradores. Nessa toada, Erin consegue convencer o seu chefe a deixá-la estudar o assunto.
Usando de seus atributos femininos e muita sabedoria na comunicação, a personagem consegue mover um processo de milhões de dólares. É realmente um ótimo filme jurídico e você vai aproveitar de ótimas interpretações.
Philadelphia
Este filme é um dos mais famosos sobre advocacia e traz a história de um advogado interpretado por Tom Hanks, o personagem Andrew Beckett. Ele começa a trabalhar em um dos melhores escritórios de Filadélfia.
Entretanto, Andrew é demitido pela empresa e contrata os serviços de um conhecido de profissão interpretado por Denzel Whashinton, o qual era homofóbico.
O maior problema é que Andrew é homossexual e portador do vírus HIV. O enredo fala sobre o preconceito e a justiça por essas pessoas. Foi um dos primeiros filmes a abordar o assunto em Hollywood.
Um sonho de liberdade
Mesmo que você já tenha visto esse filme, recomenda-se que você o assista novamente! É um ótimo filmes jurídicos e teve 7 indicações ao Oscar em 1995, então já dá para imaginar a sua qualidade.
O tema gira em torno dos gargalos do sistema prisional dos EUA, o qual é passível de comparação com o que temos em nosso próprio país.
O filme conta a história de Andy Dufresne, um grande banqueiro que é levado injustamente à condenação por conta da morte de sua esposa e respectivo amante.
Andy é encaminhado para o presídio e lá faz amizade com Red, interpretado por Morgan Freeman. A obra se desenrola sobre a realidade desses ambientes.
Séries com temas jurídicos
E, claro, além de uma ótima lista de filmes jurídicos, não podemos deixar de colocar algumas séries. Para quem ama esse tipo de entretenimento irá se envolver rapidamente em todas essas tramas:
-
Olhos Que Condenam
A minissérie foi um boom de audiência na Netflix, com uma trama muito delicada que se passa nos EUA. Trata sobre a prisão de cinco jovens negros que moram no bairro americano Harlem.
A detenção foi feita sob falsa acusação do crime de estupro em 1989. É uma obra muito marcante, que dói em muitas pessoas e que trata da desigualdade social e da visão do Estado sobre os negros.
Não é uma série fácil de assistir, mas é muito sensível e ótima para os advogados.
-
How To Get Away With Murder
Outra série que deu e ainda dá o que falar é a HTGAWM, também conhecida como “Como Se Livrar De um Assassino”. Ela se passa na universidade em Filadélfia, que conta com a professora advogada criminal Annalise Keating.
A professora escolhe 5 alunos de sua turma para fazer um programa intensivo de estágio. A ideia é colocar os estudantes para vivenciar casos reais no mundo jurídico, desenvolvendo skills e contribuindo com os processos.
Os casos são de assassinatos e tudo vai se desenrolando e Annalise se mostra um pouco fora do esperado.
É realmente uma série emocionante e os estudantes de direito ganham uma visão muito bacana da vida profissional. É claro que nada substitui a vida real e a prática, mas uma boa série irá divertir e ensinar.
-
Suits
Junto com os exemplos de filmes jurídicos, Suits é uma ótima obra para advogados ou estudantes de direito.
A trama conta a história de Mike Ross, um incrível jovem que tem memória fotográfica. Ross ganha sua vida realizando provas para outras pessoas, mas isso é até conhecer Harvey Specter.
Harvey é um dos advogados empresariais mais bem sucedidos de New York que acaba se surpreendendo com os conhecimentos de Mike Ross. O grande “porém” é que Ross mentiu sobre uma formação em Harvard.
Logo na primeira temporada você já será envolvido por todos os personagens. Suits é uma série que agrada todos os tipos de pessoas, mas com certeza os advogados sentirão ainda mais prazer em passar o seu tempo com esses personagens.
Busque qualquer tipo de fonte de conhecimento
Direito é uma ciência comum à vida de qualquer pessoa e está em praticamente tudo à nossa volta. Por conta disso é um tema recorrente no cinema, séries, livros e artes distintas.
Muita coisa você aprenderá na faculdade, em livros técnicos, trabalho e coisas do gênero, mas busque explorar a sua mente e criatividade com outras fontes, como nos filmes.
É claro que tudo é um pouco Hollywoodiano e cinematográfico para prender a atenção do telespectador, mas mesmo assim é possível assistir a algo sobre o tema e sair com boas ideias quando a obra é bem construída.
Nem tudo pode ser levado ao pé da letra, mas apenas tome cuidado com referências e veracidade de informações (até porque a maioria dos filmes é americano e sabemos que a legislação é diferente).
Mas, de modo geral, é um momento para você se divertir e ainda aprender. Estará unindo o útil ao agradável da melhor forma possível.
Não deixe de fazer a sua listinha com os exemplos deste artigo e já coloque o primeiro filmes jurídicos para assistir. Muitos dos exemplos citados você encontra na Netflix ou Amazon Prime (streaming de filmes).